Unidade de análises clínicas vai atender moradores da cidade e região.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4dLLKENn3ApRS070cG6CAp2dh0fpbZfyr09g_jZaMOkuhPWXUzN4btrfm6OVKsbPhCE_jj4rxc94cfD3hAIZdsUCzxHwnfkfDmgAsIkQSdJdzjAh8FIO0-D6cB_7jheqiIayJSiTi73MsyNRQS3VqIhobAVZqyU8USg0MG3CTEZyUjxwj6ED8x9nyqPw/s16000/9c5a2e3f71d04f708d7e3856957b075f.jpg)
Prédio do laboratório será construído no Setor 04 em Buritis (Foto: Divulgação Semusa Buritis)
Porto Velho, RO - O município de Buritis, em Rondônia, foi contemplado para receber um laboratório municipal de análises clínicas. A construção da unidade foi viabilizada por meio de uma emenda de R$ 700 mil do deputado estadual Delegado Lucas (PP). O projeto tem como objetivo ampliar o acesso a exames laboratoriais gratuitos e de qualidade para a população local e de cidades vizinhas, como Monte Negro, Campo Novo e Nova Mamoré.
Segundo o plano básico, aprovado pelo poder executivo municipal, o laboratório de Buritis será construído na Rua Urupá, no Setor 04, e terá uma área total de 193,48 m².
A estrutura da unidade vai contar com espaços dedicados à administração, coleta, triagem, laboratórios especializados (hematológico, bioquímico e urinálise), além de instalações como copa, sanitários acessíveis, depósito e áreas para descarte e esterilização.
Para o deputado Delegado Lucas, o projeto é uma resposta à demanda crescente por serviços de saúde na região. “Essa será estrutura um divisor de águas para a saúde pública de Buritis e arredores, garantindo mais dignidade e eficiência no atendimento aos cidadãos”, destacou.
Ainda de acordo com o parlamentar, a construção do laboratório tem como objetivo aumentar a eficiência no diagnóstico e no controle epidemiológico, além de incorporar até 20 novos tipos de exames ao portfólio atual de 40.
“O aumento no número de atendimentos mensais também é esperado, beneficiando usuários do SUS com agilidade e precisão nos resultados. Com essa emenda paga ao município no valor de R$ 700 mil, a expectativa é que a construção do prédio comece a partir do ano que vem”, explicou o deputado.
Fonte: ALE/RO
0 Comentários