Porto Velho, RO - Inês Moreira da Costa, jurista de notável trajetória, tornou-se a primeira desembargadora do Tribunal de Justiça de Rondônia promovida pela regra de paridade de gênero, marco de avanço e reconhecimento no cenário jurídico estadual.
Um novo capítulo se escreve na história do Judiciário rondoniense
Doutora em Ciência Jurídica pela Univali, mestre e MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas, e pós-graduada em Direito Civil e Processual Civil, Inês construiu uma carreira sólida e exemplar.
Titular da 1ª Vara de Fazenda Pública de Porto Velho, atuou na Corregedoria-Geral de Justiça (2022–2023), integrou o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos do TJRO e o comitê científico da Emeron, onde também leciona e forma novos magistrados.
Com alma inovadora, é autora do projeto LexIA, voltado à automação de rotinas processuais, e vencedora da primeira edição do Prêmio Juízo Verde do Conselho Nacional de Justiça — reconhecimento à sua visão moderna e sustentável da Justiça.
Nesta segunda-feira, dia 3, sua promoção por merecimento foi aprovada pelo Pleno do TJRO, em cumprimento à ação afirmativa de gênero instituída pelo CNJ.
Mais do que uma conquista pessoal, é um símbolo de novos tempos, novas metas e novos sonhos — onde o mérito e a equidade caminham lado a lado.
Biografia resumida
Doutora em Ciência Jurídica – Univali
Mestre e MBA em Poder Judiciário – FGV
Pós-graduada em Direito Civil e Processual Civil
Juíza titular da 1ª Vara de Fazenda Pública de Porto Velho
Membra suplente do TRE-RO
Juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça (2022–2023)
Membra do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos
Integrante do Comitê de Redação Científica da Emeron
Presidente do Fórum do Meio Ambiente, Família e Sociedade da Emeron
Professora de pós-graduação e juíza formadora da Enfam
Autora e organizadora de obras jurídicas; tem artigos publicados no Brasil e no exterior
Idealizadora do projeto LexIA, premiado pelo CNJ


0 Comentários