“Together for Palestine” (do inglês, "Juntos pela Palestina”) contou com participações de Richard Gere e Benedict Cumberbatch

Cantores, atores e ativistas lideram show de arrecadação de fundos para a Palestina na Wembley Arena, em Londres • Reuters
Porto Velho, RO - A cidade de Londres foi palco do maior concerto de arrecadação de fundos para a Palestina, com o evento “Together for Palestine” (do inglês, "Juntos pela Palestina”) no estádio Wembley Arena, na quarta-feira (17).
Com o concerto visando arrecadar milhões de libras em vendas de ingressos e mercadorias, a receita será destinada a organizações lideradas por palestinos, como a Taawon e a Palestine Medical Relief.
Com vários atores, cantores e ativistas palestinos e não palestinos na programação, os artistas fizeram apresentações musicais e discursos enquanto conscientizavam sobre a situação em Gaza. O comediante britânico Guz Khan foi o apresentador da cerimônia.
Entre os talentos musicais, o músico britânico Brian Eno foi um dos organizadores do concerto. Eno recitou um poema, seguido por uma apresentação de conjunto musical com talentos como o guitarrista britânico Paul Weller e o tocador de alaúde palestino Adnan Joubran.
Cada apresentação foi acompanhada por pinturas ao fundo, cada uma pintada por 15 artistas palestinos, com curadoria do pintor palestino Malak Mattar.
Uma vibrante apresentação de canto e dança encerrou o show, com a London Arab Orchestra colaborando com o Juzour Dance Collective para interpretar canções de protesto palestinas populares como "Dammi Falastini" ("Meu Sangue é Palestino").
A apresentação também foi acompanhada pelos talentos musicais de Damon Albarn e sua banda Gorillaz, com os membros virtuais da banda sendo retratados acenando com a bandeira palestina na mesma pose dos soldados da Marinha içando a bandeira dos EUA em Iwo Jima.
Apelos por um cessar-fogo, sanções contra Israel e o combate ao genocídio foram ecoados por vários artistas. O Dr. Ghassan Abu-Sittah pediu ao público que prestasse homenagem aos profissionais de saúde na Palestina, seguido por uma apresentação pré-gravada da banda britânica Portishead, que se reuniu apenas para o concerto “Together for Palestine”.
O ator de Hollywood Richard Gere também fez uma aparição, recordando como ele uma vez apresentou o Dire Straits no Wembley Stadium para o Concerto Beneficente de Nelson Mandela em 1988. Mas agora, Gere acrescentou, o foco precisa estar nos "nossos irmãos e irmãs palestinos".
O ator Benedict Cumberbatch leu um poema do poeta palestino Mahmoud Darwish, enquanto o jornalista britânico-americano Mehdi Hasan destacou a morte de mais de 270 jornalistas palestinos desde 7 de outubro de 2023.
Israel isolou Gaza por terra no início de março, não permitindo a entrada de suprimentos por três meses, o que levou à escassez generalizada de alimentos. Israel disse que o Hamas estava desviando a ajuda. Vários especialistas em direitos humanos e estudiosos afirmam que o ataque militar de Israel a Gaza equivale a genocídio.
Em 16 de setembro, uma comissão de inquérito das Nações Unidas declarou que Israel cometeu genocídio contra palestinos em Gaza.
Fonte: CNN Brasil
0 Comentários