Fauja Singh foi a primeira pessoa na história com mais de 100 anos de idade a completar uma prova


Fauja Singh foi o maratonista mais velho da história • Foto: Jeff J Mitchell/Getty Images

Porto Velho, RO - Fauja Singh, o maratonista mais velho do mundo, morreu aos 114 anos após ser atropelado por um carro na aldeia de Beas Pind, na região de Punjab, na Índia.

O acidente aconteceu nesta segunda-feira (14), quando o atleta caminhava.

Singh chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos da colisão.

Nascido em 1º de abril de 1911, Fauja Singh começou a correr apenas no fim da década de 1990, quando migrou da Índia para a Inglaterra, recorrendo à corrida para superar a dor da morte da esposa e de um dos seus filhos.

O atleta surpreendeu o mundo em 2000, aos 89 anos de idade, quando completou a Maratona de Londres em 6 horas e 54 minutos.

Singh correu completou nove maratonas ao longo da vida, em Londres, Toronto, Nova York e Mumbai, alcançando seu melhor tempo pessoal de 5h40min04seg na categoria "acima de 90" na prova de Waterfront, no Canadá, em 2003.

Conhecido como "Tornado de Turbante", a lenda do atletismo aumentou sua história no esporte em 2011, sendo a primeira pessoa com mais de 100 anos a completar a Maratona de Toronto, em pouco mais de oito horas.

O dia em que eu parar de correr será o dia em que eu morrerei.disse Fauja Singh em 2011

O "Guinness Book: Livro dos Recordes", não reconheceu oficialmente o feito devido à falta de uma certidão de nascimento de 1911.

Fauja Singh ficou famoso mundialmente, sendo um dos carregadores da tocha olímpica nas edições de 2004 e 2012 dos Jogos.


Fauja Singh carregou tocha olímpica nos Jogos de Londres, em 2012 • Foto: Reprodução

Fauja Singh usou sua plataforma para arrecadar fundos para instituições de caridade e promover bons valores. Ele também apareceu em campanhas publicitárias internacionais ao lado de David Beckham e Muhammad Ali.

Em 2004, a Adidas o apresentou em sua campanha "Impossível é Nada".

Fauja apareceu ao lado de Beckham, e sua imagem foi usada em anúncios de revista, junto com o slogan: 6:54 aos 89, 5:40 aos 92. Que os quenianos cuidem dele quando fizer 100 anos.

O indiano aposentou-se das maratonas em 2013, após completar uma corrida de 10km em Hong Kong, na China.


Fonte: CNN Brasil