Porto Velho, RO - Levar pivôs centrais a regiões sem rede elétrica - ou com fornecimento instável - é hoje um dos principais desafios da irrigação no Brasil. Pensando nisso, a Solbras, empresa de energia da Valmont, desenvolveu uma solução completa, com sistemas de geração solar, baterias para armazenamento e aquisição do equipamento sem investimento inicial.
A tecnologia foi apresentada na Agrishow 2025 e é uma parceria da Valley (Solbras) com a HDT Brasil (equipamentos Huawei) e a inVolt Energia Solar, com foco em produtores que enfrentam limitações estruturais para crescer. O modelo permite irrigar com energia própria, reduzindo ou até eliminando a utilização de geradores a diesel, com custo mensal igual ou inferior ao valor da fatura de energia, com a possibilidade de se tornar dono da usina após alguns anos.
“Nosso foco é levar energia limpa, estável e acessível para quem quer irrigar, mas não tem rede, ou não pode pagar pelos custos do diesel e da expansão elétrica. Essa solução abre novas fronteiras para o agro”, explica Marcelo Artel, gerente geral da Solbras.
A proposta promete aumentar a área irrigada, reduzir emissões de carbono e tornar o produtor mais independente e competitivo. A instalação da tecnologia está sendo expandida em regiões como o oeste da Bahia, onde o uso de baterias se mostrou essencial para manter a irrigação funcionando com estabilidade.
Fonte: NaMídia
0 Comentários