Congressistas pedem impeachment do ministro do STF e usam manifestação para pressionar e angariar apoio ao requerimento


Além do impeachment, os congressistas pedem a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do “abuso de autoridade” na Câmara; na imagem, Moraes

Porto Velho, RO - Senadores e deputados da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgaram nesta 4ª feira (4.set.2024) um manifesto em que convocam cidadãos ao ato organizado pela direita marcado para sábado (7.set), na av. Paulista, em São Paulo, para pedir o impeachment do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

“Convocamos todos os brasileiros a se unirem em um ato pacífico no dia 7 de setembro na Avenida Paulista, para reivindicarmos o retorno à normalidade democrática”, diz o documento. Eis a íntegra (PDF – 124 kB).

A oposição planeja protocolar o pedido de destituição de Moraes no Senado na 2ª feira (9.set). A ideia é apresentar o requerimento depois da manifestação, que deve contar com a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Cabe ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), dar ou não seguimento ao processo de impeachment. Entretanto, segundo apurou o Poder360, que a chance do congressista pautar o pedido é “zero”.

O documento divulgado nesta 4ª feira (4.set) menciona também as investigações extrajudiciais contra bolsonaristas na época em que o magistrado era presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o bloqueio do X, determinado por ele na 6ª feira (30.ago).

Além do impeachment, os congressistas pedem a instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do “abuso de autoridade” na Câmara dos Deputados.

“Defendemos o imediato arquivamento dos inquéritos iniciados há mais de 5 anos, a retomada da liberdade de expressão e de imprensa, a anistia aos perseguidos políticos, instalação da CPI do abuso de autoridade na Câmara dos Deputados”, declara o manifesto.

Fonte: Poder360