Presidente do BC indicou que "quadro todo" da inflação preocupa, com crescimento acima do esperado e "mão-de-obra apertada"


@REUTERS/Brendan McDermid

Porto Velho, RO - O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse em evento nesta terça-feira (24) que o Brasil “parece” crescer acima do seu PIB potencial – que indica a capacidade de um país em expandir sua economia sem impactar a inflação.

“Quando a gente olha o hiato, parece que o Brasil está crescendo acimado do potencial na margem”, disse durante o Brazil Conference 2024, que acontece em São Paulo.

Em sua participação, a Campos Neto indicou que, o “quadro todo” da inflação no país preocupa o BC, com o crescimento da economia acima do esperado e a “mão-de-obra” apertada. Enquanto as expectativas de avanço do PIB para 2024 chegam a casa de 3%, o desemprego segue caindo.

Apesar de mencionar preocupação com o avanço da economia acima do PIB potencial, o presidente do BC indicou que o último dado divulgado pelo IBGE, relativo ao segundo trimestre, mostrou um crescimento de “melhor qualidade”, com alta da formação bruta de capital fixo.

Sobre o impacto da baixa taxa de desemprego sobre os preços, a autoridade disse que “ainda não há certeza sobre esta influência”, mas que “há indício de que este é um fator que restritivo”.

Ainda sobre inflação, o presidente do BC destacou preocupação do Banco com a seca que atinge o Brasil, com impactos aos preços de alimentos e energia. Mapeamentos mostram que a condição atinge regiões produtivas do agro.

Fonte: CNN Brasil