A ação será realizada nos condomínios até o dia 20 de março, conforme cronograma
Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), iniciou na terça-feira (12), mais uma campanha de vacinação antirrábica no Bairro Novo. Os atendimentos de imunização dos animais seguem até o dia 20 de março. O objetivo é intensificar o combate ao vírus da raiva com foco na proteção de cães e gatos e da população.
A iniciativa faz parte do calendário de atuações da Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS), e foi pensada de forma estratégica para atender moradores que estão longe da unidade principal de vacinação.
A raiva é uma doença infecciosa que pode ser transmitida aos seres humanos por animais infectados. O vírus é transmitido, principalmente, por mordidas, arranhões e lambidas de animais doentes. A vacina é a melhor forma de prevenir a doença.
De acordo com o gerente da DCZAD, Edson Neves da Cruz, a ação busca facilitar o acesso dos tutores ao serviço. Durante a campanha, serão atendidos dois condomínios por dia em dois turnos diferentes.
“Devido à distância do condomínio, trazer a campanha para dentro dos residenciais facilita o acesso à vacina e garante uma proteção maior. Nossa expectativa é imunizar aproximadamente 800 cães e gatos. A vacinação iniciou ontem e segue até dia 20 de março, com atendimentos pela manhã e tarde”, afirma o gerente.
CONFIRA O CRONOGRAMA
ROTINA
Animais devem estar sadios e precisam ter mais de três meses de vida para receberem a vacina
Serviços de imunização em cães e gatos acontecem de segunda a sexta-feira, gratuitamente, das 8h às 17h, na sede da Divisão de Controle de Zoonoses, localizada na av. Mamoré, n° 1120, bairro Cascalheira. Além disso, a Semusa também disponibiliza um trailer de vacinação no Parque Circuito, na avenida Lauro Sodré, n° 2983.
Quem tem mais de dez animais no mesmo ambiente pode solicitar a vacinação em domicílio. O serviço é disponibilizado mediante agendamento através do número: (69) 98473-6712.
Para receber a vacina, os animais devem estar sadios e precisam ter mais de três meses de vida. A imunização deve ser feita anualmente para assegurar a proteção tanto dos animais quanto dos seres humanos.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
0 Comentários