Imagens mostram crianças ucranianas sozinhas fugindo da guerra


Um menino de 11 anos cruzou a fronteira da Ucrânia com a Eslováquia sozinho, carregando uma mochila, um saco plástico, um passaporte, e com um número de telefone na mão
7 de março de 2022, 12:09 h Atualizado em 7 de março de 2022, 13:40
(Foto: Reprodução / Ministério do Interior da República Eslovaca)


247 - Um garoto ucraniano de 11 anos, da cidade de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia, conseguiu cruzar a fronteira sozinho e chegar à Eslováquia. O menino carregava uma mochila, um saco plástico e um passaporte, e tinha um número de telefone escrito na mão, segundo o Ministério do Interior eslovaco, informa a CNN. Ele chegou à fronteira no sábado (6). Ele é um dos variados exemplos de crianças refugiadas que fogem da guerra com a Rússia, por vezes sozinhas.

As autoridades eslovacas informaram em comunicado publicado nas redes sociais que só foi possível encontrar os parentes do garoto graças às informações que ele levava em uma das mãos e anotadas em um pedaço de papel que estava dentro do passaporte.

“O menino foi transportado para Bratislava [capital da Eslováquia] para encontrar sua família. Ele está bem!”, explicou o Ministério do Interior. Os pais do menino tiveram que ficar na Ucrânia e, por esse motivo, ele cruzou a fronteira sozinho. “Voluntários cuidaram dele, o levaram para um lugar quente e lhe deram comida e bebida”, acrescentou o ministério.




Vídeo publicado pelo jornal Daily Mail mostra outro caso absolutamente devastador. Um menino caminha sozinho, carregando um saco plástico, em direção à Polônia. Aos prantos, ele caminha vagarosamente, com a cabeça baixa.