O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha será comemorado com uma programação pela Prefeitura de Porto Velho. As festividades acontecerão de 21 a 25 de julho, no espaço do Mercado Cultural, na Travessa Manelão, centro histórico da cidade.


A programação do evento tem como tema “Afroantilhanas do Madeira: Pioneiras na Arte de Educar” inclui exposição fotográfica, mostra cultural, palestras e Feira das Mulheres Empreendedoras.


No dia 21, a partir das 9h, quando acontece a abertura do evento, o prefeito Hildon Chaves vai sancionar a lei que institui a data de 25 de julho como “Dia Municipal da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha”.


“Vamos falar da participação da mulher negra no cenário de Porto Velho, no início da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”, explica a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Joelna Holder.


PALESTRAS


As palestras serão as seguintes: Dia 21, às 19h - 1º painel com o tema “A Diáspora barbadiana e o legado de educação em Porto Velho”. Também participará a embaixadora de Barbados, Tonika Sealy Thompson.


Dia 22, às 19h - 2º painel com o tema “A Mulher Haitiana em Porto Velho - Imigração e Gênero. A palestrante será a doutoranda em Antropologia Social e pesquisadora de migração internacional haitiana, Roziane Jordão.


Dia 23, às 19h - 3º Painel. Tema: “A Importância dos barbadianos para a formação da cidade de Porto Velho”. A palestrante será Mara Genecy Centeno, da Universidade federal de Rondônia (Unir).
Nos dias 24 e 25 será realizada, das 9h às 17h, a Feira das Empreendedoras Negras, com participação da empreendedora social Negralinda, que fará a palestra “Empreendedorismo Social como Fortalecimento de Base Territorial”.


De 21 de julho a 21 de agosto, em uma das salas do Mercado Cultural, acontecerá a exposição fotográfica denominada Afro-Antilhanas do Madeira: Pioneiras na Arte de Educar, em parceria com o Serviço Social do Comercio (Sesc).


PARCERIA


Todas as atividades contam com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semdestur), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD) e Fundação Cultural(Funcultural.




Texto: Augusto Soares
Foto: Leandro Morais e Saul Ribeiro
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)